Notícias

Escrita a 25/02/2019, 00:55 por EA_Admin
Música com amigos é um desafio lançado pela prof.ª Sara Moreira aos alunos de instrumentos de Sopro do...
Escrita a 20/01/2019, 00:12 por EA_Admin
Bebés, papás e mamãs, Fevereiro será o mês da 1ªtemporada de Música para Bebés...

ArtEduca  – Associação de Ensino e Artes, é uma associação sem fins lucrativos e foi criada em 2005. Nasceu da reunião de vontades de um grupo de jovens músicos profissionais que pretenderam com essa iniciativa ser um olhar atento sobre a realidade artística e musical do país e da região, sensibilizar a comunidade, instituições e órgãos de poder para o reconhecimento das artes como mais-valia social e identificar as melhores e mais adequadas estratégias de intervenção sobre o meio social e cultural.

Consequentemente, a associação constatou a necessidade de criar uma Escola de Ensino Artístico especializado em V. N. de , que viesse dar resposta à urgência de um modelo alternativo de formação artística e musical na comunidade, assente em padrões modernos de exigência e qualidade. 

Assim sendo, o projeto da - de de V. N. contempla duas realidades: a necessidade de combater os vícios inerentes à exclusividade e de potenciar a competitividade no meio artístico, fundamentais para a consecução dos padrões acima referidos.

Desde Setembro de 2005 que o possui Autorização Definitiva de Funcionamento (N ̊ 149/DREN). Em Setembro de 2008 assinou o Contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação, entre 2011 e 2015 foi cofinanciada pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano) e desde então, pelo Ministério da Educação.
 
A tem-se caracterizado ao longo dos seus treze anos de existência por um permanente engajamento na comunidade: com uma forte procura da mesma por parte dos famalicenses, como meio para proporcionar uma formação artística especializada; pela grande adesão às inúmeras manifestações artísticas que este tem realizado; pelo reconhecimento do seu trabalho com prémios conseguidos pelos seus alunos e admissão dos mesmos em escolas de referência artística no panorama internacional.
 
A tem-se afirmado, cada vez mais, como parte da identidade musical, cultural e artística de Vila Nova de , agraciada em 2018, com a Medalha de Mérito Municipal Cultural pela Câmara Municipal de Vila Nova de .

Desde a sua formação, o , hoje com mais 300 alunos, realizou centenas de actividades (onde se incluem concertos, produções, intercâmbios, concursos nacionais e internacionais, masterclasses) e teve dezenas de alunos premiados.

A apostou sempre em abrir-se à comunidade envolvente. Desenvolve continuamente parcerias com inúmeras instituições do concelho e da região, com o principal objetivo de divulgar o ensino artístico especializado e proporcionar, em particular à comunidade educativa, experiências profundamente positivas e enriquecedoras através da música.