A ARTEDUCA

    A ArtEduca – Associação de Ensino e Artes, é uma associação sem fins lucrativos e foi criada em 2005. Nasceu da reunião de vontades de um grupo de jovens músicos profissionais que pretenderam com essa iniciativa ser um olhar atento sobre a realidade artística e musical do país e da região, sensibilizar a comunidade, instituições e órgãos de poder para o reconhecimento das artes como mais-valia social e identificar as melhores e mais adequadas estratégias de intervenção sobre o meio social e cultural.

    Consequentemente, a associação constatou a necessidade de criar uma Escola de Ensino Artístico especializado em V. N. de Famalicão, que viesse dar resposta à urgência de um modelo alternativo de formação artística e musical na comunidade, assente em padrões modernos de exigência e qualidade. 

    Assim sendo, o projeto da ArtEduca - Conservatório de Música de V. N. Famalicão contempla duas realidades: a necessidade de combater os vícios inerentes à exclusividade e de potenciar a competitividade no meio artístico, fundamentais para a consecução dos padrões acima referidos.
    Desde Setembro de 2005 que a Arteduca – Conservatório de Música de V. N. de Famalicão possui Autorização Definitiva de Funcionamento (N˚ 149/DREN) e desde Setembro de 2008 que tem Contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação, leccionando com profissionais altamente habilitados os cursos de pré-iniciação, iniciação e básico e secundário de música.

    Desde a sua formação, este jovem conservatório, hoje com cerca de 300 alunos, realizou centenas de actividades (onde se incluem concertos, produções, intercâmbios, concursos nacionais e internacionais, masterclasses) e teve dezenas de alunos premiados.

    A ArtEduca procurou estabelecer laços e criar pontes dentro do concelho com diversas entidades e celebrou protocolos e parcerias com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com a Universidade Lusíada de VN Famalicão, a Fundação Cupertino de Miranda, com as escolas famalicenses EB2-3 Júlio Brandão, Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Escola Secundária D. Sancho I, Externato Delfim Ferreira, Didáxis S. Cosme, Externato Ninho dos Pequeninos, Externato A Escolinha, Mais Plural Escolar, Centro Escolar de Antas, Dr Nuno Simões,  Paróquia de Famalicão, entre outras.